Tutorial: Organizador de parede

Tutorial: Organizador de parede

10 de setembro de 2018

Mesa de trabalho bagunçada é péssimo! Atrapalha as ideias, confunde a mente, faz a gente se perder… Só coisa ruim. E pra isso que serve esse post, pra te mostrar que tem sim como organizar um escritório / home office pequeno sem gastar muito!

Esse também é um projetinho bacana pra quem tá começaaaando a se relacionar com a máquina de costura mas ainda não tem muito traquejo, afinal, você só vai basicamente precisar costurar linhas retas. Mole, mole

MATERIAL
• Um pedaço de feltro / lã / capacho /carpete medindo 60×90 cm ou 50×150 cm, procure por um tecido de 3 mm de espessura.
• +1m do tecido escolhido no item anterior (para fazer os bolsos)
• Linha colorida
• Máquina de costura
• 4 ilhoses
• Tesoura
• Régua
• Molde
• Alfinetes

COMO FAZER:

ASSO 1: Para imprimir o molde, visite https://www.pattydoo.de/blog/utensilo-selber-naehen desça um pouco a página e clique no botão azul escrito: “hier geht’s zum FREEBIE”. Abrirá uma página com um .pdf, faça o download e imprima todas as páginas. Para o seu molde ficar direitinho, você vai precisar colar uma página na outra, siga as indicações impressas (por exemplo, cole o lado escrito A1 da primeira folha com o A1 da quarta folha).

Agora, vamos observar esse molde juntos? Com ele todo montado, você vai perceber que é o organizador em tamanho real. Dentro do retângulo maior, o posicionamento de todos os bolsos. Do lado de fora, o molde de cada um, que você deve recortar. Também verá uma linha pontilhada que segue o desenho retangular da borda, ela serve pra alinhar todos os compartimentos. Já a que fica dentro dos desenhos dos bolsos é uma linha de costura. Guarde essa segunda informação.

PASSO 2: Bom, agora corte os compartimentos no tecido. Posicione, separadamente, cada molde de bolso sobre o tecido e recorte seguindo o desenho. Detalhe: quando o estiver escrito 2x, significa que você deve recortá-lo duas vezes, o mesmo vale para 3x, 4x e assim por diante.

PASSO 3: Com todos os bolsos recortados, é hora de costurá-los no lugar. Mas antes atente-se para um detalhe: está vendo como alguns deles possuem o formato em T (mas precisamente os “fach” 2, 4, 5, 8, 15 e 16)? Você precisará passar uma costura ligando as perninhas do T, pra ficar mais claro, olha o esquema abaixo:

Você também precisará prestar atenção é mais uma coisa: as peças que são são semi-ovais (as “fach” 1, 3, 9, 10, 12, 14, 18) ficam mais bonitinhas se elas ficarem um pouco saltadas, ao invés de completamente deitadas sobre o quadro maior. Tipo assim, óh:

Para facilitar na hora de posicionar, alfinetar e costurar, você pode primeiro usar uma cola de tecido para segurá-lo no lugar e depois partir pra costura, que é o nosso próximo passo.

PASSO 4: Depois do spoiler do item anterior, provavelmente você já sacou que agora é quando a gente costura de verdade! Posicione cada bolso no lugar determinado pelo molde (mas, se você quiser, pode inventar uma nova arrumação!), alfinete no lugar e… passe a máquina de costura! O legal é se você usar uma cor bem contrastante, cria um efeito bem lindo :-).

Ah! E lembra daquelas linhas pontilhadas que a gente falou láaa em cima, as que passam por cima dos moldes? Então, essas linhas significam que você deve ali também, assim, eles criam mini bolsinhos e ficam um charme. Se quiser, use a imagem abaixo de referência:

PASSO 5: Por fim, os detalhes finais, coloque os ilhoses nos quatro cantos do organizador, faça a bainha, caso o tecido que você escolheu como base desfie, e tá pronto para ficar na parede, segurando todos os seus trequinhos de uma maneira bonita e organizada :-)!