Como Aplicar Tecido Na Parede

Como Aplicar Tecido Na Parede

10 de setembro de 2018

Como Aplicar Tecido Na Parede

Aquele cômodo onde você recebe as visitas está sempre tão igual que chega a causar tédio só de olhar para as paredes sem graça? O tecido é um aliado para transformar ambientes, além de ser uma opção bem mais econômica do que papel de parede. Veja como colocar tecido na parede de uma maneira prática e acabe de vez com as suas dúvidas.

Hoje existem estampas diversas e padronagens de tecido que podem compor ambientes que vão do estilo retrô ao moderno. Para colocar tecido na parede não é preciso contratar nenhum especialista. É um procedimento simples que pode ser feito por você. Ah, e quando enjoar da estampa, é só retirar.

Materiais Necessários

  • Tecido de algodão
  • Cola branca extra
  • Tesoura
  • Ferramentas: pincel,.rolinho
  • Espátula (ou rodinho de pia)
  • Recipiente para diluir a cola
  • Verniz spray semi brilho ou fosco
  • Estilete
  • Água
  • Escada
  • Jornais velhos

Resultado de imagem para tutorial tecido na parede materias

Passo a passo – Como colar tecido na parede

Existem várias maneiras de colocar tecido na parede. A forma mais tradicional é usando cola branca extra – e é a que ensinaremos com detalhes neste passo a passo. No fim desse post você pode conferir dicas para fixar o tecido com cola de contato em spray.

Escolha o tecido

1 – Escolha tecidos de algodão e, de preferência, específicos para decoração, pois são mais resistentes e têm propriedades antialérgicas. Tecidos utilizados em tapeçaria, que são destinados para cobrir sofá, também são indicados.

Dica: Não utilize tecidos muito finos, muito pesados e nem com elastano (pois podem esticar durante a aplicação e comprometer o alinhamento das estampas). Antes de começar o processo, coloque o tecido escolhido em contato com a cola a ser utilizada e observe se ele não mancha.

Dê uma geral na parede

2 – Antes da aplicação, verifique o estado da parede que vai receber o tecido. Ela não deve apresentar manchas de umidade e precisa estar com o reboco e pintura em boas condições. Retire pregos, parafusos e também os espelhos (tampas) das tomadas e dos interruptores.

tecido na parede-passo2-interruptor

Faça a misturinha

3 – Dilua a cola branca numa quantidade de água correspondente a 1/3 do total de cola a ser utilizado. Essa quantidade pode ser maior ou menor, de acordo com a umidade do ar da sua região. O importante é que a solução fique com a consistência de um “leite ralo”.

Forre o piso

4 – Forre o piso do ambiente com plástico ou com jornais velhos.

Aplique o tecido

tecido na parede - passo 5

5 – Comece aplicando a cola diluída na parte superior da parede com o auxílio de um rolinho. Em seguida, pressione o tecido na parte que já está com cola.

Dica: Você pode aplicar uma fita dupla face nos cantos da parede para facilitar a fixação do tecido neste primeiro momento.

6 – Utilize uma espátula ou um rodinho de pia para ir esticando o tecido e evitar a formação de bolhas. Repita o processo até cobrir toda a parede. Se a largura do tecido não for suficiente, aplique outra faixa, tendo o cuidado de alinhar a estampa.

Faça os acabamentos

tecido na parede - passo 6

tecido na parede capa

Uma alternativa à cola branca é a cola de contato em spray, utilizada em artigos de tapeçaria. O produto é tóxico, tem cheiro forte. Por isso, é necessário redobrar os cuidados durante a aplicação.

O passo a passo com esse adesivo é ainda mais simples: basta aplicar, aos poucos, a cola apenas nos cantos da parede, formando um quadrado, e fixar o tecido, tomando o cuidado de deixá-lo bem esticado.

A aplicação de tecido com cola branca ou com a cola de contato em spray não danifica o revestimento da parede, mas pode deixar manchas ou um aspecto pegajoso quando o material for retirado. Para renovar a superfície é preciso lixar e pintar.

Agora que você aprendeu duas maneiras de colocar tecido na parede, compartilhe essa dica com seus amigos através das redes sociais e ajude mais pessoas a ficarem com a casa linda!